13.8.03

Destilar (o estado dos transportes II)

O Público falou-nos há dias das profissões que "queimam": os padeiros "metidos" nos fornos, as engomadeiras nas lavandarias "à sec", os motoristas da Carris. "Mas, e o ar condicionado?", perguntava a jornalista ao motorista. Só nos autocarros novos, e mesmo nesses só quando funciona (como ontem não aconteceu no «9»...).
Eu, defensor e utilizador do transporte público, lembrei-me de um antigo presidente do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa que defendia que as carruagens daquele meio de transporte dispensavam o luxo do ar condicionado. «Vivemos num país de clima moderado», disse então.

O Saraiva não foi maçador. Digamos que foi uma participação de nicho de mercado (e atrevo-me a sugerir que leiam também este artigo). Mas quem disse que a partir da "micro-economia" não se pode atingir a globalização plena? (O Nuno pode ajudar-nos, mas o exemplo bloguístico do que digo é «a formiga de langton», um site inteligente, que postei na coluna da direita para ver e ler).

Verão a gosto (VII).Sem maçar - e para destilar um pouco mais (não, não é a Traci Lords, Diogo!), deixo-vos esta imagem que nos chega da Austrália. Um outro nicho de mercado garantido.