19.8.03

A bola começou a rolar!

Queria ter escrito ontem, que a segunda-feira é que é dia de falar de futebol, mas não tive tempo... Depois de um fim-de-semana prolongado sem electricidade em Nova Iorque, era de esperar que o dia de ontem fosse preenchido. E foi.
Assim, vou ser obrigado a falar de futebol à  terça-feira.

1. A primeira nota não podia deixar de ir para a suspensão dos jogos do Estrela da Amadora e consequente suspensão daquele que deveria ter sido o jogo inaugural da Superliga 2003/04. Esse jogo que não foi, que não opôs o Belenenses ao Estrela da Amadora, foi, não tendo sido, a marca mais negativa do fim-de-semana desportivo. Que raio! Tá um gajo dois meses à espera disto e, em cima da hora, dizem-lhe que afinal tem de esperar mais um dia?! Só neste paí­s!

2. A segunda nota, por consequência, vai para o jogo que, em segundas núpcias, acabou por inaugurar a Superliga 2003/04. O Sporting esteve a perder, sofreu até ao final e, há que reconhecer, mereceu ganhar. Beto esteve magistral no remate certeiro e imparável que deu os primeiros três pontos ao Sporting, mas o melhor dos lagartos foi (cheira-me que será sempre) Rochemback! Apesar de caceteiro e algo indisciplinado, é decisivo nos lances de bola parada e contagiante na forma raçuda como joga. Eu que tanto tenho criticado a gestão de recursos humanos do Sporting, tenho de reconhecer: grande jogador!

3. A terceira nota vai para o Benfica. A estreia nesta edição da Superliga foi na linha daquilo a que Camacho já nos habituou: joga-se benzinho, mas não costuma dar para ganhar às boas equipas. Desta vez também não deu... É verdade que o Boavista de Sanchez mantém algumas das caractérí­sticas do de Pacheco, nomeadamente a dureza objectiva com que defende, mas o Benfica tem de se queixar de si próprio. Mais uma vez sentiu-se a falta de Tiago e, desta, nem Geovanni nos safou. Cristiano voltou a ser o jogador com as melhores oportunidades de golo (uma bola à barra e um remate já dentro da área, defendido com dificuldade pelo guarda-redes boavisteiro), mas há que salientar dois jovens jogadores portugueses: Moreira e João Pereira. Moreira fez uma exibição do mais alto ní­vel, defendendo tudo e transmitindo enorme confiança ao resto da equipa, mostrando aos benfiquistas que o dinheiro que í­amos gastar em Ricardo foi bem poupado. Para quando, senhor Scolari, uma chamada à Selecção A?
João Pereira, por outro lado, fez uma estreia que, no mí­nimo, se pode considerar entusiasmante! Oriundo do Casal Ventoso, produto das escolas do Benfica (pelos vistos também temos!), internacional português desde os sub-15, 19 anos. Na selecção de sub-19 joga a lateral direito, mas a rapidez e a generosidade que mostrou no Bessa parecem ser mais úteis lá na frente. Camacho pode não ter reforços, mas tem bom olho!
Por falar em reforços, outros dois jogadores, desta feita brasileiros, merecem também destaque: Roger e Luisão. Roger parece estar de saída, Luisão diz-se que vai chegar. Roger é uma promessa permanentemente por cumprir; Luisão é mais uma das 359 contratações prometidas nos últimos dois meses... Será que desta vez se vai cumprir?

4. O Porto começou bem a defesa do seu tí­tulo. Ganhou e somou os primeiros 3 pontos. Mas... a verdade é que o Braga incomodou muito e o Porto não jogou nada de especial. Bom mesmo só o golo do Derlei, um grande golo! De resto, continua Maniche a merecer destaque: corre que se farta, rouba bolas, pauta o jogo, remata, faz faltas, sofre faltas. Enfim, é um jogador indispensável, coisa que infelizmente os dirigentes benfiquistas não perceberam...

5. Última nota para o Vitória de Guimarães, que parece querer continuar a jogar o futebol mais bonito de Portugal. Um regalo para os olhos que, infelizmente, só está disponí­vel para quem tem SportTV (eu tenho!). Nos primeiros quinze minutos do jogo de ontem, o Vitória ofereceu um autêntico recital de bom futebol! Foi o Fangueiro que saltou do banco para marcar o golo, mas o trio maravilha é formado por Guga, Nuno Assis e Afonso Martins. 1-0 até nem é muito impressionante, mas é o mesmo resultado que o Porto fez com o Leiria e, apesar de tudo, este golo valeu mesmo! A única nota menos positiva é que para a semana o Vitória joga com o Benfica e, quem sabe, até já poderá utilizar o Romeu e o João Tomás... Acho que preferia que o próximo jogo do Benfica fosse com uma equipa mais fraca...