8.7.03

Sinais dos tempos

O Diogo pede sinais optimistas para os dias que aí vêm. Depois de ler a imprensa de hoje, não sei se os tempos nos transmitem sinais de esperança.

1. O deputado Alberto Martins foi em «trabalho político» à final da Taça UEFA: teve a falta justificada. O deputado Laurentino Dias foi «à  final da taça UEFA»: teve a falta injustificada.

2. Três adolescentes foram detidos no domingo no estado americano de New Jersey. Segundo a polícia, o trio tinha na sua posse um mini-arsenal de espingardas, revólveres, espadas e facas; a sua intenção seria executar três colegas de liceu e depois partir para um massacre de estranhos escolhidos aleatoriamente.
O arsenal dos potenciais assassinos: duas espingardas, dois revólveres, uma caçadeira, duas espadas (uma delas em estilo "samurai", com lâmina de um metro), inúmeras facas e duas mil balas. Segundo as autoridades, as armas eram propriedade do pai de Lovett; Ron Lovett comprara-as legalmente e mantinha-as guardadas à chave.

Nos EUA não se pode falar de violência nos manuais escolares (como vos falei noutro "post"). Ainda anda por aí um filme sobre isto: «Bowling for Columbine».

3. A Casa Branca reconheceu que as informações sobre a alegada ameaça nuclear iraquiana eram «falsas». Outro motivo para a guerra "esquecido" na gaveta dos vencedores.