25.7.03

Penso eu de que...

Uma opinião (entre muitas outras...) (A tradução que fiz é livre. Não propriamente muito exacta)
"Apesar de qualquer um poder iniciar um blog, existe claramente um anel de alguns há muito estabelecidos, que, para se manterem actuais, exige a manutenção frequente. Manutenção frequente é uma marca distintiva de um blog; outra é os "links" duplos, de forma que uma entrada simples como "Jen falou-me disto" terá um link para "Jen" ( que tem um blog chamado "Vinho e Vinagre") e "disto", que afinal não passa de um canivete suiço especial para "geeks". Não sei para que é que o mundo precisa de um canivete destes: pode-se perfeitamente montar um computador apenas com um canivete suiço normal. Mas, se se gosta de blogs, vamos querer esta ferramenta, cheia de chaves-de-fendas especiais. Para além disso é delicioso descobrir que Victorinox, a companhia que faz Canivetes Suiços do Exército, tem de facto um site, com imagens dos seus inumeros modelos.
[...]
Os Blogs nunca serão uma grande negócio nem tão pouco o futuro da internet. Mas apanho-me cada vez mais a visitá-los porque lá ainda se encontra a atitude educada, de espirito anarquista - muito como imagino as universidades medievais tenham sido, cheias de estudantes errantes - que inicialmente caracterizava a atmosfera natural da World Wide Web."
O artigo inteiro aqui.

O que tirei daqui? Um Blog é uma página da web, actualizada frequentemente, com conteudo (comentários, opiniões, relatos, links) pessoais/personalizados. O que me atrai nos blogs é isso: actualizações frequentes e conteudo personalizado. Quase que infantil muitas vezes, na forma como é escrito/apresentado. Sem grande necessidade de textos elaborados e preparados.
Achei interessante a caracterização de uma entrada de blog "fulano falou-me disto". Não lhes lembra algumas entradas aqui feitas? É uma coisa irresistivel nesta ferramenta...
De referir que este artigo é de 11 de Outubro de 1999.

Outra coisa. Parece-me que invariavelmente, a certo ponto na evolução do Blog, à tendência do(s) blogista(s) de olhar para o umbigo do blog e tentar perceber, "Para onde caminhar com isto?". Se num blog pessoal, se calhar, a opção é fácil de tomar, já num com vários intervenientes é mais dificil. Como é obvio neste cenário o estilo de post's é variado, o que poderá ser enriquecedor para alguns, soa a confusão para outros.

Parece-me estar para aqui a ensinar a missa ao pároco, ou pior a dizer que o Cavalo branco de napoleão é... branco, mas estou só a organizar o meu pensamento sobre a "posta" do Zé. (Um parentisis: O termo "posta" foi muito bem lembrado aqui pelo Nuno. Parece que estou a ver, num albergue de blog's exclusivamente português, a substituição do "Post & Publish" por "Publique-se a Posta". Não confundir com "Publique-se a Bosta").

Faltou aqui muita outra coisa que me passou pela cabeça mas como não tenho o dom da palavra... passou-se-me. Quero eu com este palavreado todo dizer:
1. Não desanimes Zé! Manda os teus mails de postas que eu gosto, e prometo reagir com pertinência... e sem piadas.
2. Boas férias Diogo. Eu só para Agosto... ainda faltam 2 semanas, 4 dias, 10 horas, 23 minutos, 6 segundos...
3. Grande Miguel. Grande ideia esta do Blog. Já repararam que o Miguel e a nossa comunidade foi referida no Abrupto? Daqui até nos tornarmos um dos Blog-referência na construção europeia de uma sociedade melhor vai só um passo... cada vez mais pequenino... ou não.
4. Nuno, e que tal uma jantarada qualquer dia, com a comunidade da Cibertulia, para atacarmos essas famosas Postas Mirandesas?
5. Resto do pessoal, vamos lá a participar. Será que é desta que cativamos participação feminina?

Velhos hábitos não se perdem por isso não resisto a...

Quatro mulheres católicas estavam a tomar café.
- O Meu filho é Padre. Sempre que entra numa sala as pessoas referem-se a ele por "Sr. Padre..." - disse a primeira.
- O Meu filho é Bispo. As pessoas costumam tratá-lo por "Excelência..." - disse a segunda.
- O Meu filho é Cardeal. Todos se referem a ele por "Eminência..." - disse a terceira.
A quarta manteve-se em silêncio.
- Então e o seu ? - Questionou uma das primeiras.
- O Meu filho é alto, musculado, um espanto. E para além disso é Striper. Sempre que entra numa sala as pessoas exclamam "Meu Deus...!"

Eia que isto hoje ficou enorme!!!