15.7.03

CNJ

O Conselho Nacional de Juventude faz hoje 18 anos. Atinge a maioridade.
Tendo acompanhado de perto os últimos 11 anos da sua vida, não podia deixar passar a data em claro. Dou, por isso, os parabéns aos que são hoje os seus representantes e presto a minha homenagem a todos aqueles que para ele contribuíram.

1985 parece, hoje, muito longínquo... quase irreal.
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles e o Europeu de Futebol em França tinham sido há pouco tempo e um nome - Chalana - tinha passado a fazer parte do imaginário de muitos de nós. O Mundial do México era já no ano seguinte e o golaço do Carlos Manuel, contra a Alemanha, abriu-nos as portas do sonho... que se havia de tornar no pesadelo de Saltillo. Lembram-se?

A questão que fica é porque raio um conjunto de jovens passou estes tempos a construir o CNJ quando coisas tão importantes se passavam no panorama futebolístico nacional?! Eu não entendo totalmente, mas é precisamente por isso que lhes presto a minha homenagem: porque dedicaram uma parte importante das suas vidas a uma causa na qual acreditavam, mesmo que ela parecesse descontextualizada e pouco importante para a imensa maioria dos jovens portugueses.

Acreditar em causas perdidas, continua, hoje, a ser necessário. Apesar da vitória do FC Porto na Taça UEFA do ano passado e da realização do Euro 2004 em Portugal, já daqui a uns meses...

É por isso que eu acredito no Lula, que acredito que Portugal pode ser melhor e que até acredito no CNJ.