21.7.03

O Público mudou-se para o Pentágono

Depois da morte do cientista britânico David Kelly, a Agência Lusa ouviu alguns jornalistas portugueses sobre o facto da BBC ter revelado o referido cientista como principal fonte de uma peça em que eram desmentidos os argumentos dos governos americano e britânico sobre as supostas armas de destruição maciça iraquianas.

«Mais crítico é o director do jornal Público, José Manuel Fernandes, para quem a revelação da fonte nestas circunstâncias "era a única coisa que restava à BBC, depois de não se ter portado nada bem em todo este processo".

"Em primeiro lugar, a BBC divulgou uma notícia muito grave, em que não cumpriu uma regra essencial, que é ouvir mais do que uma fonte. Depois, houve uma discrepância entre o que é atribuído a David Kelly e o que o cientista afirmou no parlamento ter dito ao jornalista da BBC. Em terceiro lugar, a BBC mentiu quando contrariou o governo, desmentindo que David Kelly fosse a sua fonte", afirmou José Manuel Fernandes.

Por outro lado, o director do Público duvida que o cientista "fosse uma fonte tão fidedigna, uma vez que não tinha acesso a documentos secretos", o que faz pensar que "deveria ter havido maior serenidade na divulgação da notícia".

"Houve um braço de ferro escusado, porque a BBC nunca admitiu que poderia haver um engano, o que pode acontecer todos os dias a qualquer jornalista", sublinhou à Lusa.»