30.7.04

O Zeca vai a Aveiro

Zeca Afonso nasceu em Aveiro há 75 anos (festeja-se segunda-feira). Mas Aveiro nunca o homenageou como deve ser. Antes, a autarquia do CDS (de Girão Pereira e Celso Santos) não viu necessidade de lembrar o músico, nem sequer atribuir um nome de rua ao filho da terra*. Preferiu antes dar nome de ruas a Adelino Amaro da Costa e Sá Carneiro, eternos mitos de uma certa forma de fazer política.

Agora, a autarquia (é verdade, mudou a "sua" cor há um par de anos) repõe a justiça e promove as comemorações do 75º aniversário do nascimento: inaugurando uma artéria da cidade com o nome do Zeca e com um concerto, pelas 21:30 horas, de segunda-feira, no Rossio, com Vitor Almeida e Silva e Sérgio Godinho a cantarem músicas de Zeca Afonso. O espectáculo tem entrada livre.

[* - Não, não é má vontade minha em relação à vereação daqueles tempos: por essas alturas, a Escola Secundária nº1 de Aveiro tentou mudar o seu nome para Escola Mário Sacramento (figura local de contestação ao regime da Outra Senhora). Não podia ser, decidiu então o CDS ainda maioritário: era um comunista e não se podia influenciar as criancinhas...]