19.9.03

Jornalismo justiceiro

O Jorge Barreiros (bem-vindo!) traz aqui um assunto que acho importante. E "linka" para a prosa de Sousa Tavares que diz o que penso sobre o «controverso» blogue. Eu transcrevo, a partir de MST: Aprendi há muito tempo, no tempo dos telefonemas e cartas anónimas da PIDE, que a única resposta digna e possível às acusações anónimas é ignorá-las, esquecê-las e não as reproduzir. Até agora, em democracia, tínhamos pelo menos a razoável protecção da consciência dos editores dos "media" ou, em última análise, o recurso à justiça para reparação das difamações anónimas. Contra a Net e os blogues, porém, nada há que possa defender as pessoas. É a arma perfeita dos cobardes, ideal num país que sempre cultivou o boato, o anonimato e a difamação sem rosto nem assinatura.

Aqui no jornal discutimos a matéria, depois da publicação de um artigo sobre o dito blogue. Eu DISCORDEI violentamente: acho que não se pode tornar CREDÍVEL - dando-lhe espaço noticioso, dando-lhe crédito - uma coisa que é ANÓNIMA e, manifestamente, INSULTUOSA. É cobarde o autor daquilo dizer que se limita a "pôr no ar" coisas que lhe mandam. E são cobardes os jornalistas - que não têm fontes, nem provas documentais do que ali se vomita - falarem de pessoas e coisas e supostos factos que, de outra forma, nunca podiam publicar. Porque manda a deontologia (sim, também a temos) que não se publiquem FACTOS NÃO PROVADOS POR VÁRIAS FONTES. Mais: as fontes anónimas devem ser evitadas, mas sendo impossível devem ser os factos confirmados por várias fontes, credíveis e seguras para os jornalistas.

O que se passa com o dito blogue é que os jornalistas se aproveitam para dar a notícia dos nomes que alegadamente compõem o ramalhete dos crimes escabrosos supostamente cometidos na Casa Pia sem (acham esses jornalistas) se porem em causa.

Esquecer o que ali está não é assobiar para o ar, como se fazia em relação ao que se passava no Casal Ventoso ou no Intendente (um argumento que me venderam para "public(it)ar" o blogue). A droga e a prostituição existem, mas os seus rostos não são caluniados sem possibilidade de defesa.

Duas questões "menores": 1) o Jorge fez o link para o blogue. Outros blogues recusam-se a fazer. Eu também não o faria, pelos motivos que atrás invoquei. Mas quem defenda o contrário. 2) os blogues passavam bem sem esta publicidade negativa. Mas todas as coisas boas são manipuladas...

Por fim, cito um dos "clássicos" (como aliás, também já ontem, o nosso amigo Asceta referiu): A SIC, no Jornal da Noite, acaba de dar destaque à existência do blogue de denúncias anónimas sobre o processo Casa Pia. Pedimos desculpa por esta interrupção, o jornalismo segue dentro de momentos.