15.9.03

Futebol

Quando eu era pequenino, no recreio da escola, à segunda-feira só se falava de futebol. Vou tentar retomar este bom hábito e, às segundas-feiras, escrever sobre futebol.
Infelizmente para mim, vou ter de começar por dizer mal do Benfica...

Mas vamos com calma... first things first!

Poaaaarto!
O Porto ganhou, mas isso não é propriamente notícia. O que vale a pena dizer é que o Porto ganhou sem Deco, sem Costinha, sem Alenitchev e sem McCarthy! O Porto tem um plantel de enorme categoria e conta com reservas de imensa qualidade, como são Pedro Mendes e Ricardo Fernandes ou Marco Ferreira e Mário Silva. Ricardo Fernandes e Marco Ferreira até foram os marcadores dos golos que deram a vitória ao Porto, mas o destaque não podia deixar de ir para o marcador do outro golo do Porto: Derlei abriu o marcador com um golo de classe e fez a assistência para o terceiro golo com um passe magistral. E, como sempre, mostrou uma entrega e uma visão de jogo que merecem respeito.
Independentemente da justeza da vitória do Porto, não posso deixar de fazer um comentário à arbitragem. João Ferreira esteve mal em dois lances importantes: ao mostrar o segundo cartão amarelo a Edson (não houve penalty mas também não houve simulação) e ao não assinalar uma mão de Nuno Valente no lance que iniciou a jogada que haveria de dar o terceiro golo ao Porto.

Benfica
O Benfica não foi capaz de ganhar ao Belenenses e, em vésperas de ir jogar às Antas contra o Porto, perdeu mais dois pontos, o que o deixa já a 5 pontos do campeão nacional...
Não é grande começo, mas vamos pensar que o Porto no ano passado também empatou em casa com o Belenenses...
O que é que se pode dizer sobre uma equipa que aos 86' está a ganhar 3-1 e que sofre dois golos no perí­odo de descontos? No mí­nimo, que anda com medo!
Incrível a forma como o Benfica teve o pássaro na mão e depois o deixou fugir... É verdade que o Benfica foi forçado a apresentar uma equipa muito diferente da habitual (devido às ausências de Simão e de Geovanni, à estreia de Luisão e ao facto de Zahovic ter ficado no banco), mas também é verdade que o Belenenses não jogou nada de especial. O Benfica perdeu dois pontos porque a equipa não foi coesa, porque faltou um pensador no meio-campo, porque teve medo e resolveu segurar o resultado e porque Marco Aurélio fez grandes defesas. Perdeu dois pontos porque Camacho fez as substituições erradas (quem é que percebe a saí­da de Féher para a entrada de Hélder?!), mas, objectivamente, também perdeu dois pontos porque a equipa de arbitragem não deixou o Benfica ganhar o jogo. Duarte Gomes cometeu erros de palmatória: logo aos 9' anulou um golo ao Benfica, assinalando um fora-de-jogo inexistente e, já na segunda parte, voltou a assinalar erradamente dois foras-de-jogo (a Alex e a João Pereira) em lances nos quais os jogadores do Benfica corriam isolados para a baliza do Belenenses. O pior de tudo foi, no entanto, ao ní­vel disciplinar: apesar da dureza dos jogadores do Belenenses, apenas Rui Borges viu o cartão amarelo (enquanto que no Benfica houve cartões para 4 jogadores!). É incrí­vel, por exemplo, como é que Eliseu e Filgueira não viram sequer o cartão amarelo...

Sporting
Ontem à noite o Sporting recebeu e venceu o Nacional, cumprindo o seu dever.
Rochemback foi outra vez o melhor (eu já tinha avisado!): inaugurou o marcador com um remate de fora da área, defendeu como ninguém e mostrou uma notável leitura de jogo e uma alegria contagiante. É um craque!
Foi o regresso às vitórias depois do desastre das Antas e Fernando Santos parece ter lido as minhas crí­ticas, já que tirou Hugo e deixou jogar Quiroga e Polga. O Nacional, por sua vez, podia ter reduzido a vantagem do Sporting, mas Adriano, isolado, não consegiu bater Ricardo.
Para completar a trilogia da má arbitragem, uma palavrinha para Nuno Almeida: péssimo! Espero que tenha aprendido que quando não se tem critério, não se consegue impor autoridade...

O Boavista ainda não jogou. O Vitória de Guimarães perdeu em casa contra a Académica de Coimbra. O Marí­timo ganhou outra vez por 1-0 e mantém-se na liderança. O Sporting de Braga leva três vitórias consecutivas e só perdeu pontos contra o Porto.

Os estádios do Euro 2004 é que são uma barraca: em Guimarães falhou a luz e nem a placa do 4º árbitro funcionava; em Alvalade já quase conseguiram resolver o problema do relvado... Sempre quero ver que defeitos terão os outros!