17.1.07

17 de Janeiro

Eis um dia que pode ser recordado por muitos motivos.

Escuso de vos impingir a lista completa, que podem sempre consultar na Wikipédia, mas é sempre bom saber que neste dia, em 1462, foi descoberta a ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, ou que, em 1562, Francisco I assinou um édito que terminou com a perseguição religiosa e reconheceu o direito civil dos protestantes franceses. Ainda nas coisas boas, lembre-se o primeiro livro da Penguin, lançado em Inglaterra, em 1935, e que, um ano depois, se publicou a primeira tira da BD "Fantasma", pela pena de Lee Falk.

Neste dia, em 1975, coincidência interessante nestes tempos, entra em vigor em França a lei de despenalização do aborto elaborada pela ministra da Saúde Simone Veil.

Já bem próximo de nós, em 1991, uma grande coligação liderada pelos Estados Unidos inicia o bombardeamento maciço do Iraque, para obrigar o regime de Saddam à retirada do Kuwait. As guerras marcam, aliás, este dia: em 1945, também os nazis começaram a evacuar Auschwitz, numa tentativa de encobrir os crimes contra a humanidade que ali se cometiam.

Neste dia, ainda, morreram algumas pessoas que fizeram os nossos dias e as nossas histórias, só para citar anos mais recentes: Miguel Torga, em 1995, Camilo José Cela, em 2002, Bezerra da Silva (cantor e compositor brasileiro), em 2005, no mesmo dia em que morreram ainda o político chinês Zhao Ziyang e a actriz americana Virginia Mayo. Para compensar, nasceram Benjamin Franklin (1706), Al Capone (1899), Muhammad Ali (1942), Jim Carrey (1962 ), Andy Rourke, o baixista dos Smiths (1964). Para adoçar, neste dia, em 1982, também nasceu Mel Lisboa.

Este é o dia do Tribunal de Contas da União Europeia, vá lá saber-se porquê, e de Santo Antão, que morreu nesta data em 356.

Curiosamente, segundo a Wikipédia, nada de relevante aconteceu a 17 de Janeiro de 1972 (nem eventos históricos, nem nascimentos ou mortes relevantes), naquele que é o 17º dia do ano no calendário gregoriano. Que sabe a Wikipédia?! Pelos vistos, ignora que dois marujos nasceram neste dia, tal como o Popeye muitos anos antes.