1.3.05

Idiotas*

Gosto do Barnabé. Gosto muito do Barnabé - e tenho lá amigos, uns mais do que outros; como tenho outros desconhecidos. Um deles assina-se Nuno Sousa. E assassina o bom gosto, parece-me. Tem lá um texto sobre um homem idoso de 84 anos, que está internado, e que já ingere alimentos por uma palhinha. Espera o Nuno que esse idoso, um homem muito doente, melhore rapidamente para poder "gatinhar sem amparo alheio". O Nuno é um idiota*: não deve ter avós, doentes ou não, deve cultivar o espelho e a figura viril e máscula da eterna juventude, sem maleitas ou deficiências, um mundo nazi de perfeição, em que os velhos gatinharão e isso é uma "excelente notícia"! O Nuno não pensa nada disto, se calhar, mas para achincalhar o Papa (é esse o idoso de que fala) raia o mau gosto e o fascismo do politicamente higiénico. Eu, por mim, tentei dizer-lhe (mas o computador bloqueou o envio do comentário, lá no Barnabé) que espero que ele nunca leve uma traulitada de um carro ou que mergulhe descuidamente num local com uma rocha matreira (tipo Mar Adentro) e fique internado durante algum tempo, a ter de ingerir alimentos por uma palhinha. Nessa altura, esperaremos todos que volte a gatinhar sem amparo! Rezaremos todos ao São Barnabé! Ámen!

[actualizado: o Nuno deve ser novo na blogosfera e, por isso actualizou o seu texto sem o indicar. O que lá estava era isto: "O Papa já bebe sozinho por uma palhinha. Os médicos estão em crer que, a partir de amanhã, poderá começar a gatinhar sem amparo alheio. Aguardamos ansiosos." Depois, resolveu acrescentar um comentário auto-explicativo, onde apenas revela mais algumas ideias "limpinhas": que o Papa morra longe dos nossos olhares, aquele velho! (as palavras são minhas, o tom é o do post). Estou à vontade para escrever o que escrevo aqui. Já defendi a resignação do Papa, como já ataquei aqueles que se incomodam com os velhos cuja "decrepitude e decadência do seu corpo" deve ficar "longe dos olhares do mundo".]

* - idiota: que tem ou denota falta de inteligência ou de bom-senso.