21.10.03

Eça é que essa!

Atrevi-me a questionar o tom odioso de um escriba da blogosfera portuguesa, sobre todos aqueles que ousem questionar o processo Casa Pia (quer-se dizer: o sô dótor juiz e a excelsa equipa do Ministério Público).
Esse escriba desanca a Clara Ferreira Alves, por causa do texto que publiquei aqui em baixo. Entre muitas verdades e certezas (entre as quais a inevitável frase sobre "Ela": «Não me apetece viver sob uma Santa Inquisição do "politica" ou "socialmente" correcto ou porque o tema A ou B seja tabú»), no e-mail de resposta deixa-me alguns conselhos: «Leia na última Visão o que diz o Miguel Carvalho, Arranje uma gravação das declarações da Constança ontem à TVI, leia muito Eça e Ramalho e sobretudo leia as Memorias do Cardeal de Retz...».
Não me atreverei de futuro a questionar tão venerável escriba sobre a Casa Pia. Mas sei que, a partir de hoje, é política e socialmente correcto defender o Estado de Direito. E de Paul de Gondi, cardeal de Retz, apraz-me lembrar que «Nada persuade tanto as pessoas de pouco juízo como o que elas não entendem».

A despropósito: deixo as boas-vindas ao João Borges, agora que descubro termos perdido de vez a possibilidade de "contratarmos" a Vírgula que nos acompanhou na primeira versão da Cibertúlia, respondendo então por Margarida Ferra, minha sucessora-bem-sucedida num projecto que procurou ser diferente, a Juvenilia.