3.7.03

O Estado da Humanidade...

Armas de destruição ...
Confesso que, quando utilizei o termo, também tive as minhas dúvidas e, sem grande conhecimento, optei por uma delas. Depois da discussão que se gerou acho que futuramente evitarei o problema utilizando termos alternativos. Por exemplo o mais correcto (politicamente) ADGQPB, Armas de Destruição de Grandes Quantidades de Pessoas e Bens.
No entanto, diz o povo, e tem razão, que o melhor termo é AFT, Armas que F*dem Tudo (Leia-se Armas que Fasteriscodem Tudo).

Chicos-espertos.
Chegou-me por mail este texto pertinente, sobre um caso recente e sobejamente conhecido, e que partilho aqui. A quem já o conhece... passe por cima.
Por LUCIANO ALVAREZ, Sábado, 28 de Junho de 2003. [Público]
Enquanto somos, diariamente, avassaladoramente avaliados, temos o direito de exigir que nos respeitem como titulares de órgãos que dão o seu melhor para o cumprimento dos seus mandatos", pediu recentemente aos portugueses o Presidente da República.
Mas como podem os portugueses ter respeito por alguns políticos quando lhes chegam quase diariamente exemplos que os levam a ter a atitude contrária?
Como podem os portugueses respeitar os cerca de 30 deputados do PSD, CDS e PS que foram à borla ver a final da Taça UEFA e agora exigem que não lhes seja marcada falta, alegando, sem vergonha, que se deslocaram a Sevilha para assistir ao jogo do FC Porto em "trabalho político" e "em representação parlamentar"?
Não pode haver respeito pelo menos para estes deputados, para quem a sabedoria popular tem um nome certeiro: chicos-espertos.
Não foi a Assembleia da República (AR) nem nenhum grupo parlamentar que foram convidados para ir a Sevilha. Foram cidadãos que, por serem adeptos do clube das Antas ou por qualquer outra razão, o FC Porto decidiu incluir na lista de convidados. E quando alguns deputados dizem que o Parlamento "seria criticado" se não estivesse presente naquele acontecimento "tão importante para a afirmação de Portugal", só podem estar brincar.
Se os deputados futeboleiros tiverem falta justificada pela excursão a Sevilha, cada vez que o Presidente da República pedir respeito pelos políticos o povo desata a rir. A não ser que faltar ao dever para ir à bola seja, como diz Jorge Sampaio, dar "o seu melhor para o cumprimento dos mandatos".

P.S. - PORTUGAL GANHOU RECENTEMENTE 21 MEDALHAS NO CAMPEONATO DA EUROPA PARA DEFICIENTES. QUANTOS DEPUTADOS LÁ FORAM OU
MANIFESTARAM O DESEJO DE LÁ IR EM REPRESENTAÇÃO DA AR? NENHUM. QUANTOS DEPUTADOS SE INTERESSAM PELA FALTA DE APOIOS A ESTES ATLETAS? PROVAVELMENTE, MUITO POUCOS. É QUE ESTES CAMPEONATOS, AO CONTRÁRIO DE UM JOGO DE UM GRANDE CLUBE DE FUTEBOL, NÃO DÃO PARA OS CHICOS-ESPERTOS SE PAVONEAREM. E TAMBÉM NÃO HÁ CHARUTOS NEM "WHISKY" À BORLA.



Efemérides
Katherine Hepburn morreu. E felizmente a maior parte da sociedade moderna ainda vai tendo capacidade de se comover com estas perdas.

Hoje começa na Assembleia a discussão sobre o estado da nação. Ouvi na TSF um pequeno inquérito ao português de rua que, rapidamente, deu o seu lacónico veredicto: "Muito mau", "Péssimo", "Crise" e, um dos mais eloquentes, "[...] a culpa é desta nova moeda.".

Hoje o recente plano de paz israelo-árabe teve o primeiro revés. Resistirá ao teste?

E que me dizem da "piada ironica" de Berlusconi no Parlamento Europeu?

Hoje é Quinta, mas como amanhã é feriado municipal em Coimbra, 4 de Julho, sabe a Sexta. Já agora ouvi um rumor que os Americanos, por simpatia para com os Conimbricenses, também comemoram a mesma data. Portantos: vou beber um fino logo.