8.11.06

Houston, we have a problem


Vasco Pulido Valente na sua habitual crónica irreal do Público, no fim-de-semana passado, dizia que Bush ia perder pela "esquerda", por defender questões "à esquerda", o que irritaria os conservadores que o elegeram. E acrescentava: o Iraque não interessava nada aos americanos, à classe média americana. A ideia absolutamente hilariante e anedótica, dita com a habitual displicência dos irresponsáveis, é negada pelos próprios americanos, como o confirma uma sondagem da CNN. O que motiva o "castigo" a Bush e aos seus republicanos é, por esta ordem: corrupção, 40%; terrorismo, 39%; corrupção e ética (42%), terrorismo (40%), economia (39%), Iraque (37%), valores (36%) e imigração ilegal (29%).

Há um ano, quando estive nos EUA, já a classe média queria saber e muito do Iraque, e a mortandade ainda não tinha atingido os números de hoje. E republicanos ou democratas apontavam o dedo a Bush. Mas Pulido garante que não (no próximo fim-de-semana teremos mais iluminação sobre as nossas cabeças de como perdeu Bush, vão ver...).

E para a nossa direita blogosférica, a derrota explica-se por questões miudinhas e locais (mas os americanos preocuparam-se mais com temas nacionais - 62% -, e não locais - 33%), subvertendo a leitura da sondagem. Pulidos menores. So typical.

[actualização: leia-se também esta aspirina]