21.2.07

Humildades

É revelador que, com o meu anúncio público de voto no Sim, se tenham multiplicado aqui nesta casa comentários de verdadeiros católicos a zurzirem uma inexplicável intolerância sobre essa minha posição - e a minha condição de crente. Houve um que, na cobardia do anonimato como sempre, me instou (tratando-me por tu, como se eu conhecesse gentalha assim): «aproveita a quarta-feira de cinzas e a quaresma para ganhar não "trento na língua", mas humildade no coração» [o comentário era um vómito pegado, apagou-se, e o anónimo desde que obrigo ao registo dos comentários desapareceu]. "Humildes" como estes conhecemo-los ao longe, mas infelizmente estes anónimos escudam-se na arrogância discursiva dos bispos portugueses. Estes "humildes" anónimos é que os acompanham na verdade revelada.