11.3.06

Estranho num livro estranho



Está um tipo descansado na livraria a gozar uma folga e tem um sobressalto. O Rui Tavares tem novo livro - Pobre e Mal Agradecido, na Tinta da China -, com uma capa deliciosa, idêntico esmero na edição (composta pelo amigo Olímpio) e curto e humorado prefácio do fedorento RAP. Daí só vem bem ao mundo.
Lá dentro, recolhas de textos publicados na imprensa, um inédito e posts recolhidos no Barnabé. Explica-se o Rui que os textos bloguísticos vivem da polémica e que, porventura, o melhor é consultar o arquivo do blogue do alegre funeral para perceber ao que foi o autor. O pior é aqui: o Rui escreve muito bem, mesmo quando não concordo com ele. E escreveu muito bem sobre os crucifixos nas escolas. Eu, enxofrado com algumas idiotices que se diziam de um lado e outro, comentei com fraco argumentário e pior exemplo. Levei, e bem, por tabela. Mas a coisa caiu no esquecimento da blogosfera, que dispara mais rápida que o Lucky Luke. Até agora... O Rui recuperou o texto, postou-o no livro.
Por mim, comprei um exemplar, na esperança de que seja menos um a ler a rabecada certeira. Pobre e mal agradecido, é o que sou.