29.2.04

O voto popular



Uma sondagem divulgada pela TVI apresentou os «cinco melhores jogadores de sempre» do Benfica. Não sei se a votação foi por SMS ou pela net, o que sei é que os resultados sofrem do mal de tantas «selecções» - memória curta. Os melhores, dizem-nos eles (votaram os tecno-benfiquistas):
1. Eusébio, 2. Simão Sabrosa, 3. Nuno Gomes, 4. Chalana, 5. Coluna.
O que me importa é a inclusão de Simão e Nuno Gomes, esquecendo tantos e tão bons jogadores, que viriam antes de qualquer um dos dois (por muito que eles nos valham no presente). De repente, daqueles que eu "vi", posso citar... Humberto Coelho, Carlos Manuel, Nené, Bento, Veloso, Filipovic, Jonas Thern, Mozer, Ricardo Gomes, Shéu, Preud'homme, Rui Costa, João Pinto (sim, esse!)... E posso recuar mais e citar o meu Pai que colocaria aqui na lista Torres, José Augusto ou Águas (pai).
A minha selecção é outra: a de jogos, como o primeiro de todos ao vivo (um particular em Aveiro, por causa da transferência do Veloso, com os "reservas" a despacharem o Beira-Mar por 8-2), ou com o Marselha e a mão de Vata, ou contra o Arsenal em Londres, a taça ganha no Porto porque Pinto da Costa não queria jogar em "Oeiras", ou outro, inesquecível, contra o Bayer Leverkusen (com a vitória de 5-4). Também não me esqueço de derrotas (sim, os 7-1, ou as finais da Taça dos Campeões, uma delas "vista" na Ribeira do Porto e com direito a cortejo fúnebre de um boneco vermelho pelas ruas da Sé...).