4.2.05

Socorro, vou votar...

Não há por aí alguém que me salve deste dilema em decidir qual o melhor governo para Portugal a partir de 20 de Fevereiro? É que me sinto mesmo em apuros...



Assisti ao debate de ontem esperançado em perceber qual dos dois líderes politicos, um dos quais certamente será o futuro primeiro-ministro, mereceria o meu voto. Não tenho grande pachorra para ler exaustivamente programas politicos, digo-o sem grande vergonha. E ontem fiquei sem perceber como pretendem resolver os grandes problemas de Portugal nomeadamente o Elefante Branco que é a Função Pública portuguesa, o sistema obsoleto de Segurança Social, o Aparelho Fiscal incapaz de controlar as fugas aos impostos, o sistema de Educação Superior cada vez mais elitista...

Acabou por me sair um debate tipo menu da MacDonald's, ou seja, formato americano que me pareceu um bocado forçado para a cultura portuguesa, mas prontos, é uma questão de hábito, e sabor standardizado, sem surpresas. Na verdade não se aprendeu nada de novo, responderam às questões de forma completamente normalizada. Assim senti que até eu fazia aquilo, até eu era líder de um grande partido. E agora? Só tenho certeza de uma coisa. Eu vou votar, isso é certo.

Sou tendencialmente um homem de esquerda mas não fundamentalista, já tenho votado noutras tendências segundo o que acho que é melhor na altura. Desta vez sou capaz de votar PS, prontos tá dito, mas garanto-vos que tenho a perfeita noção que estou a votar nos mesmíssimos fulanos, tirando os testas-de-ferro que dão a cara, em quem NÃO votei há dois anos atrás (apenas dois anos?) por reconhecê-los como incompetentes para governar.

Isto está muito mau. O crédito dos nossos políticos anda pela rua da amargura e em vez de contrariar a tendência eles ainda lançam mais achas para a fogueira das palhaçadas. Por uma credibilização dos Políticos e por uma política de qualidade em Portugal é que devia haver um verdadeiro pacto de regime entre todos os partidos políticos.

Desculpai-me o desabafo, mas é que... deixem lá, esqueçam.
Dia 20 salve-se quem puder.