28.5.08

Expliquem-nos lá, tudinho!

1. Há uns senhores que, por estes dias, finalmente dão a cara – e mostram contas. São os patrões das petrolíferas, que se desdobram a explicar-nos que a culpa do aumento dos preços não é deles. Eles produzem e têm campos de extracção, mas a culpa não é deles. Deve ser do lobo mau.

2. A Galp anunciou-nos há pouco tempo que tinha sido descoberta uma jazida no Brasil, onde a petrolífera tem uma quota-parte. Parecia que vinha aí um maná: Portugal com petróleo devia baixar os preços. Depois veio o lobo mau...

3. O secretário-geral da Associação das Petrolíferas diz-nos que não há cartelização de preços, que eles não fazem arranjinhos. A culpa, diz-nos, é da margem mínima de comercialização. E admite que é “difícil explicar às pessoas que, não havendo concentração, os preços sejam iguais”. Pois, pois. Mas sabemos que eles, proprietários e produtores, têm lucros milionários. A Galp desculpa-se: os lucros diminuíram nos combustíveis, dispararam no gás natural (isto dava outro debate), mas a verdade é que a empresa continua a ter lucros fabulosos. E por estes dias fazem anúncios milionários à bola. E se os deixássemos fora de jogo?!

(crónica hoje no 24Horas)