3.6.04

Temos Nossa Senhora...

... a proteger os mares do malévico Prestige. E a força aérea a vigiar o OVNI, que se passeou pelos nossos céus. Os astrónomos portugueses ainda tentaram explicar cientificamente a coisa. Não deu. Um leitor do PortugalDiário explicou tim-por-tim (e com erros ortográficos) porque não acredita na ciência.


«e o fumo??? e a trajéctória ascendente ???
Por José Gomes Costa ( 02-06-2004 17:42 )
Exmº. Senhor
Dr. Matos [o astrónomo em causa]

Como disse, eu junto com minha esposa e mais tarde meu filho verifiquei o fenómeno que passo a descrever, e pelo pouco que conheço, não pode ser um meteorito, nem sei e que é.

Por coincidência tinha estado no café que distâncía cerca de 120 metros da minha habitação, a falar com uns amigos sobre aviões.

A certa altura uma das pessoas contou que um conterrâneo que já andou de avião, afirmou que os dejectos dos passageiros eram lançados a céu aberto e diluiam-se no ar antes de cair no solo - deu risada.

Quando vinha a pé para a minha habitação acompanhado da minha esposa, a cerca de 30 m. da mesma avistei não muito alto uma luz em sentido horizontal (+- Norte - Sul) que julguei ser um avião.

Então disse à minha esposa para ligar a um familiar que se encontrava na explanado dito café e dizer-lhe, em tom hirónico, para ir para dentro que se aproximava um avião e não fosse algum passageiro ter necessidade de ir à casa de banho.

Qual o meu espanto que passados uns segundos aquela luz se torma mais viva, começa o sentido ascendente ligeiramente inclinado em direcção a Poente, deixando atrás dela um rasto de fumo branco, perfeitamente visivel palo feixe de luz em forma triângular que que projectava no mesmo.

Fiquei cerca de um minuto a ver a subida da luz, quando me lembrei em tirar a foto com o meu telemóvel, que possuo, deixando a imagem antever um objecto luminoso sobre o comprido.

Depois fiquei ainda a ver a luz a continuar a subir,expantado e interrogando-me do que estava a ver, tendo aquela a certa altura feito uma trajétória iregular, voltando de seguida a continuar a trajectória escendente anterior.

Então apressei o passo de forma a mostrar aquilo, ao real, ao meu filho que se encontrava em casa, o qual também viu a luz já muito alta e apenas por cerca de 5 segundos, após o que desaparaceu.

O comentário dele é que era um cometa e eu disse que não podia ser, e chamei-he a atenção que a luz subia e não descia, sendo ainda perfeitamente visivel a dispersão do fumo inicial quase junto á terra.

O fenómeno não é no minimo normal, tem explicação ???
»