7.6.04

Rock in Rio

Estou de volta!
Já andava para voltar há uns tempos, mas a fotografia de Alicia Keys foi a gota de água!
Obrigado, Miguel! E obrigado, também, pela excelente rádio que criaste no Cotonete! Sou ouvinte fiel e entusiasmado! Parabéns!

Voltando ao Rock in Rio, deixem que conte que fui lá, no primeiro fim-de-semana, ver o Peter Gabriel. Fui e gostei!

Gostei (muito) do Peter Gabriel, gostei (bastante) do Ben Harper e gostei do espaço, da organização e do ambiente. Gostei tanto, que passei a acompanhar, quase permanentemente, a emissão da SIC Radical. Assisti, por isso, a outros (muitos) concertos.

Por exemplo, na passada sexta-feira assisti aos concertos dos Slipknot (a banda de Corey Taylor, conhecida por ser originária dessa mítica cidade de Des Moines, Iowa, e pelas máscaras que utiliza nas suas actuações, deu, goste-se ou não, um grande espectáculo), dos Incubus (demasiado alternativos para a cena heavy metal que estava montada para esse dia mas, musicalmente, muito bons) e dos Metallica (brutal! aquela que é considerada a melhor banda de heavy metal dos anos 80, legítimos herdeiros da tradição dos Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin, protagonizou alguns dos melhores momentos do Festival); no sábado, voltei a sentar-me à frente da televisão e vi os concertos da Britney Spears (a princesa do teen pop foi uma desilusão completa: da música já não havia nada a esperar, mas o espectáculo foi fraquinho, ela está gorda como um texugo e o play-back era escusado... da próxima vez, tragam a J-Lo!), dos Black Eyed Peas (o melhor concerto do dia e um dos melhores do Festival! Hip-hop do melhor, energia transbordante, mensagens positivas e um apelo comovente aos portugueses para que rezem pela lucidez eleitoral do povo americano...) e da Daniela Mercury (eu sei que a Daniela é uma artista de enorme sucesso, no Brasil natal e no Portugal ávido de música brasileira, mas eu já não tenho pachorra para o axé...); e ontem, que era dia de Sting, comecei por ouvir o Luis Represas no carro, na sintonia da RFM (a Inês ainda me disse que devíamos ter comprado bilhetes para ontem...) e, depois, já em casa, refastelado no sofá, vi os concertos da Ivete Sangalo (mais axé...), da Alicia Keys (a princesa do neo-soul impressiona pela sua segurança em palco, contando quase só com a voz e o piano! adorei a versão de «Never can say good-bye» dos Communards!) e do Sting. O problema é que hoje é dia de trabalho e, por isso, só vi o primeiro quarto de hora...

Enfim, balanço positivo. Fico à espera da edição de 2006.