18.5.05

Morte em Cabul


exibição do programa de Rezayee em Cabul


Uma apresentadora afegã de 24 anos, Shaima Rezayee, antiga apresentadora de uma emissão televisiva de sucesso mas criticada pelos responsáveis religiosos, foi morta hoje com um tiro na cabeça, anunciaram a associação Peace Reporter e a polícia afegã.
"Um cirurgião italiano a trabalhar em Cabul, Marco Garatti, telefonou-nos para informar que o corpo sem vida de Shaima Rezayee tinha sido levado hoje para um hospital dirigido pela ONG italiana Emergency", disse Enrico Piovesana, membro da rede de informações italiana Peacereporter.net.
Shaima Rezayee tinha sido demitida em Março do canal de televisão privado afegão Tolo TV, onde apresentava desde Novembro de 2004 o programa musical "Hop".
"A sua personalidade não encaixava nos nossos critérios", indicou um dos responsáveis do Tolo TV, sem precisar quais seriam esses traços de personalidade.
A jovem, com reputação de liberal, nomeadamente em relação às normas da sociedade afegã, tinha sido severamente criticada pelos responsáveis religiosos locais, que consideravam a emissão desrespeitadora dos princípios do Islão.
Desde o seu despedimento que Shaima não voltara a trabalhar.