29.12.05

Sem saúde

O ministro Correia de Campos parece que quer que os médicos recebam por doente visto nas urgências. Eu, por mim, proponho que o ministro só receba por despacho assinado!
Ao ministro não interessa que um médico passe 24 horas seguidas a trabalhar (porque 12 horas extraordinárias são obrigatórias ou a urgência fecha) e depois - porque não há médicos suficientes - ainda tenham de ir para as enfermarias, sem descanso.
Ao ministro não interessa que as urgências continuem a receber "aftas" às três da manhã porque é mais fácil pagar a taxa moderadora que aturar as filas dissuasoras dos centros de saúde.
Ao ministro pouca importa se os médicos em formação estão muitas vezes desacompanhados nas enfermarias e nas urgências porque os mais velhos são poucos e não chegam para tudo.
Já sei. Há muitos clínicos que prevaricam, que confundem privada com público, e por aí fora, mas aí aperte-se a sério (que nisto o senhor ministro não mexe): proponha-se a quem está no público um salário justo e sério (e quem não quiser que se dedique à privada), metam-se as pessoas necessárias nos quadros e vai ver que as horas extraordinárias baixam imediatamente.
Escusam de vir aqui os arautos dos médicos-é-que-são-culpados: cá em casa, mora uma, e o que em cima se conta é de quem sofre com um sistema que espezinha as pessoas sob a capa de mudar o que está mal; ela (e eu) preferíamos noites bem dormidas e menos dinheiro das horas extra, sem urgências de 24 horas.