6.7.04

Eu tinha dez anos...

... estava sentado sozinho no sofá da sala. Lembro-me da penumbra em que vi o jogo - talvez estivesse calor e se suportasse melhor assim a tarde. A caderneta de cromos (hoje irremediavelmente perdida) estava quase cheia, apesar dos (tímidos) protestos da minha Mãe e do meu Pai, pelo preço das carteirinhas. E lembro-me de todos eles a saltar das pequenas imagens da caderneta para o campo: Sócrates, Falcão, Éder, Zico, Cerezo, Sérginho, Júnior. Também lá estavam Dino Zoff, Gentile, Conti e... Paolo Rossi. Malvado Rossi!, com aqueles ginganços por entre a defesa... Perdemos 3-2. Foi assim que o senti: a derrota era nossa. Triste derrota. O catenaccio, que eu ainda não conhecia, tinha ganho no Camp Nou.

O Ivan hoje lembra um texto de Carlos Drummond de Andrade sobre essa tarde de 5 de Julho de 1982 em Barcelona. Bela recordação. E depois podemos rever o jogo todo no site da FIFA, num link ali colocado. O Ivan presta um inestimável serviço público na sua praia. Em especial, ao miúdo que tinha dez anos naquela tarde.