11.6.03

EUROPA

Olá pessoal!
É verdade que no meio de tantos processos, juízes, arguidos e testemunhas (abonatórias ou não), é difícil prestar atenção às coisas importantes. Ainda bem que o Miguel vai estando atento e nos leva a reflectir sobre assuntos interessantes como o da referência ao cristianismo no preâmbulo da constituição europeia.
É um assunto mais interessante, mais importante e sobretudo mais complexo do que parece à primeira vista... Eu também andei com a petição do PRE às voltas, a pensar se deveria ou não assinar... Tal como o Miguel, não assinei. Tal como terá acontecido ao Miguel, por razões diferentes das do Pacheco Pereira!
De facto, tendo a valorizar positivamente os conceitos «tradição jacobina e "progressista"», «positivismo e racionalismo» e «francês». Sobretudo quando a eles se refere o Pacheco Pereira! Mas a verdade é que hesitei em condenar "radicalmente" a proposta referência à herança da tradição cristã. Simplesmente, acho eu!, porque negar a influência do cristianismo na tradição europeia é fechar os olhos. E por se fechar os olhos, também se vai enchendo o inferno.
De qualquer forma, o problema do Pacheco Pereira é não saber retirar conclusões da referência que quer introduzir no tal preâmbulo (estas frases com a palavra "introduzir" soam sempre mal!). A inclusão (muito melhor!) da referência ao cristianismo no preâmbulo da constituição europeia só vale a pena se servir para, no futuro, impedir o apoio europeu (da nova e da velha europa) a ataques pouco cristãos a outros povos soberanos, ainda que eles sejam muçulmanos! Se for só para encher o olho, então prefiro que não invoquem o nome de deus em vão! Ainda que tal proposta nasça no Vaticano e possa ser apoiada até por «agnósticos» que defendam «a separação da Igreja e do Estado».
Haja quem nos governe!