10.4.08

Uma estátua para Jardim

"Recomenda-se ao Governo Regional da Madeira que proceda à construção de uma estátua de bronze ou outro metal nobre, com cerca de 50 metros de altura, que represente o amado líder da Madeira Nova, dr. Alberto João Jardim ."
É desta forma que se inicia uma proposta de resolução apresentada por Baltasar Aguiar, o deputado do Partido da Nova Democracia (PND) na Assembleia Legislativa da Madeira.
Se fosse feita como no projecto, o monumento teria uma "escada" interior possibilitando aos seus visitantes ver a baía da "mui nobre cidade do Funchal, através dos olhos do seu amado líder". No mesmo tom, o documento prevê que a estátua possa rodar, acompanhando a luz do Sol, "como fazem os girassóis".
O autor da proposta explicou ao 24horas que se trata de uma resposta, à letra, ao projecto de resolução do PSD, que será aprovado hoje, de congratulação pelos 30 anos de governação do João Jardim : "Aquele texto só pode ser uma brincadeira, tem uma linguagem inaceitável e parece saído de um velho discurso albanês, de um povo que tem uma adoração pelo seu líder."
"Se aquele texto for a sério, então o do PND também o é. Os grandes líderes merecem uma estátua à sua altura", ironiza o deputado.

[texto Ricardo Vilhena/ilustração: 24 Horas; clicar na imagem para aumentar]